Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14-4 – 6-7
Imagem
[Sobre o teatro]
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre o teatro]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 144 – 6-7]

 

Mas tudo isto, insinuei, é o secundário. O que é radical e espantoso numa época sobretudo que, se alguma coisa tem, é pretensões a quase-crítica – é que gente que é possível que se considere superior escreva para o palco, sem ver que isso é fazer arte dentro de limites, como seria o escrever uma novela talvez que houvesse de ter exactamente {…} capítulos, trinta períodos por capítulo e trinta palavras por período. Como seria o esculpir estátua ou pintar quadros tendo em constante vista que eles devem caber por uma determinada porta. Conveniências cénicas, técnica teatral, carpintaria de peças – arte balizada, vedada, com compartimentos estanques à beleza e à verdade! – arena de circo para os palhaços da inteligência.

Porque o teatro não é uma forma

 

[7r]

 

da dança: é uma forma da literatura. Escreve-se para ser lido, não para ser número de circo. É a alma, e não a plateia que o teatro-arte se dirige.

Não há dúvida que toma bom caminho para a imortalidade a caranguejola do teatro europeia[1], puxada pelos |*engenhos| do momento – Battaille, Bernsatein, Henri – e outros dramaceiros da asneira candelária.

… E se o leitor perguntar a que propósito vem este assunto numa secção prefaciada como devendo-nos apenas uma crítica de mais livros, repare que uma peça que se escreve para representar é uma peça que se escreve para qualquer coisa que não possa ser e que um livro (porque uma peça é um livro) que se escreve que não se ler é, ispo facto, um mau livro…

Que de resto escrevendo para falar em actores na gente que lhes dá que fazer é |*contudo| a fazer mais só ††

 

[7v]

 

I.

Na sua essência, a arte é a confissão de que a vida não (nos) basta. A arte é uma construção de sonho. Mas, assim como os sonhos são tirados de imagens e {…} da vida – nela buscados – assim, a arte vai buscar à vida os materiais para a renegar e transcender.

A arte envolve 3 elementos: o elemento estético puro: a arte é a criação da beleza; o elemento em relação ao público – com o fim de entreter outrem e o fazer esquecer a vida; e o elemento {…}

_______

Na arte há 3 elementos: o estético, a arte, e o público.

 

 

[1] europeia/eu\

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4581

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Proprietário
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas