Identificação
[BNP/E3, 88 – 3–3ª]
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Classicismo, romantismo, simbolismo, até aqui todas as escolas têm restringido a sua atitude artística a um ponto: a separação do interior e do exterior.
O classicismo marca uma nítida separação entre os dois – físico é físico, e psíquico é psíquico.
A poesia[1] da Renascença começando a tomar consciência do facto de que o físico é dado no psíquico, e que a “realidade” é uma sensação nossa, nos seus detalhes, agregou-se, na sua realização, ao sentimento de que o físico é em parte psíquico {…}
O romantismo {…}
O simbolismo exagerou esta tendência {…}
O futurismo {…}
O sensacionismo compenetra-se totalmente de que {…}
[3ar]
Considerar no sensacionismo as espécies
(1) Álvaro de Campos
(2) paulismo
(3) {…}
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Mesmo a sensação não passa de uma ideia nossa. O que é preciso, portanto, é ir mais fundo {…}
Outra arte superior, de bases mais avançadas, descerá, enfim, abaixo da ideia, a maiores e mais divinas profundezas do ser.
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Porque chamar-lhe sensacionismo? Porque parte da Sensação como base material; e não, como as outras artes, das coisas, físicas (classicismo), {…}
[1] poesia /arte\