Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14B – 7
Imagem
[Sobre Alberto Caeiro]
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre Alberto Caeiro]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 14B – 7]

 

In the later poems, his lucid inspiration became slightly blurred, a little less lucid. The transformation dates from The Love-Sick Shepherd. Love brought a touch of sentiment into this strangely unsentimental poetry. When that love brought disillusion and sorrow, it was not likely that the sentiment should depart. Caeiro never returned to the splendid non-mysticism of The Keeper of Sheep.

Some of his later poems, if he could have written them at the same time as The Keeper of Sheep, would either not have been admitted by him into that book, or admitted only under such a reservation as the four “poems written during illness.” (Not. Keeper of Sheep was…. No… |*into| the “resentment” in question)

 

His life was so natural, that we hail as first natural that he should have died when his inspiration seemed about to change. If he could have looked on his life from outside, we think he would have been the first to see the fitness of such a death occurring when it occurred.

 

 

[BNP/E3, 14B - 7]

 

Nos poemas tardios, a sua inspiração lúcida tornou-se ligeiramente turva, um pouco menos lúcida. A transformação data de O Pastor Amoroso. O amor trouxe um toque de sentimento a essa poesia estranhamente não sentimental. Quando esse amor trouxe desilusão e tristeza, não seria provável que esse sentimento fosse embora. Caeiro nunca mais voltou ao esplêndido não misticismo de O Guardador de Rebanhos.

Alguns dos seus poemas tardios, se ele pudesse tê-los escrito ao mesmo tempo que O Guardador de Rebanhos, ou não teriam sido admitidos por ele naquele livro, ou seriam admitidos apenas sob reserva, como as quatro “canções que escreveu estando doente.” (Não. O Guardador de Rebanhos era… Não… |*no| “ressentimento” em questão)

 

A sua vida era tão natural, que consideramos como primeiramente natural que ele devesse ter morrido quando sua inspiração parecia prestes a mudar. Se ele pudesse ter olhado para a sua vida de fora, pensamos que ele teria sido o primeiro a ver a adequação de tal morte ocorrendo quando ela ocorreu.

 

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3124

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Inglês

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Entidade detentora
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Publicação parcial: Fernando Pessoa, A Little Larger than the Entire Universe: selected poems, edited and translated by Richard Zenith, New York, Penguin Books, 2006, p. 423.
Publicação integral: Fernando Pessoa, Obra Completa de Alberto Caeiro, edição de Jerónimo Pizarro e Patrício Ferrari, Lisboa, Tinta-da-China, 2016, pp. 300-301.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas