Identificação
[BNP/E3, 14C – 52-52a]
Vou analisar rapidamente as 3 peças. No Avarento Molière quer dar o tipo do avarento. Assunto não é original (Plauto. Aulularia) – {…} tipo do avarento da antiguidade ††. Para nós o avarento é o Harpagon de Molière – Avarento um homem como os outros. Gosta de fortuna. Podemos fazê-lo enamorado; para ser agradável dá um banquete em honra dela. Mas o desejo de ser agradável e a sua sovinice estão em desacordo. Determina ao cozinheiro o menu, discute com o cozinheiro prato a prato. Cada acessório é como quem arranca um dente. Avarento é velho; noiva é nova. A noiva é pobre; o avarento tem um filho e uma filha (22 anos). Filho há de casar com uma matrona, a filha com um velho.
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Cómico de Molière não de palavra, não é piada; é das situações, dos contrastes, das oposições de situações.
O Hipócrita – Tartufo – exemplificação: Molière pretende tornar ridículo um vício da moda. Onde irá Molière buscar o modelo? Como é um vício de todos os tempos, de todas as classes – teria apenas a dificuldade da escolha. Molière precisa um hipócrita que antes do trabalho do artista já apresentasse um certo relevo. Isto é o beato – o religioso – Pode também ser sensual. Este indo a entrar em casa de um homem que o supõe virtuoso. Um bom burguês veio con-
[52ar]
fialh-o os seus maiores segredos: quer casá-lo com sua própria filha. Este indivíduo quer seduzir a mulher do seu bem feitor.
O Misantropo – o processo é o mesmo.
Para a |*cena| seguinte {…}
[52av]
1.Identity of Contraries
a) Absolute.
b) Relative.[1]
Francês.
[1] 1. Identidade dos Contrários
- a) Absoluta.
- b) Relativa.