Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14C – 52-52a
Imagem
[Sobre Molière]
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre Molière]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 14C – 52-52a]

 

Vou analisar rapidamente as 3 peças. No Avarento Molière quer dar o tipo do avarento. Assunto não é original (Plauto. Aulularia) – {…} tipo do avarento da antiguidade ††. Para nós o avarento é o Harpagon de Molière – Avarento um homem como os outros. Gosta de fortuna. Podemos fazê-lo enamorado; para ser agradável dá um banquete em honra dela. Mas o desejo de ser agradável e a sua sovinice estão em desacordo. Determina ao cozinheiro o menu, discute com o cozinheiro prato a prato. Cada acessório é como quem arranca um dente. Avarento é velho; noiva é nova. A noiva é pobre; o avarento tem um filho e uma filha (22 anos). Filho há de casar com uma matrona, a filha com um velho.

 

[52v]

 

Cómico de Molière não de palavra, não é piada; é das situações, dos contrastes, das oposições de situações.

O Hipócrita – Tartufo – exemplificação: Molière pretende tornar ridículo um vício da moda. Onde irá Molière buscar o modelo? Como é um vício de todos os tempos, de todas as classes – teria apenas a dificuldade da escolha. Molière precisa um hipócrita que antes do trabalho do artista já apresentasse um certo relevo. Isto é o beato – o religioso – Pode também ser sensual. Este indo a entrar em casa de um homem que o supõe virtuoso. Um bom burguês veio con-

 

[52ar]

 

fialh-o os seus maiores segredos: quer casá-lo com sua própria filha. Este indivíduo quer seduzir a mulher do seu bem feitor.

 

O Misantropo – o processo é o mesmo.

Para a |*cena| seguinte {…}

 

[52av]

 1.Identity of Contraries

a) Absolute.

b) Relative.[1]

 

Francês.

 

[1] 1. Identidade dos Contrários

  1. a) Absoluta.
  2. b) Relativa.
Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3210

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Proprietário
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Pauly Ellen Bothe, Apreciações literárias de Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013, p. 188-189; 458.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas