Identificação
[BNP/E3, 14C – 85]
Milton.
Desde Addison que se tornou lugar comum a atribuição a Milton, como sua qualidade principal e distintiva, a sublimidade. Achamos o termo infeliz, por exigir explicação. A explicação que exige é que o sublime de Milton é o sublime do pensamento, o sublime intelectual e não o sublime do sentimento, como em por exemplo Camões (que é destituído do sublime intelectual) e em Byron. Por isso julgamos notar mais explicitamente numa palavra o característico principal e distintivo de Milton quando dizemos que esse é a majestade. Com efeito, sublimidade dá a entender (talvez por defeito geral dos entendedores) um não |sei| quê de rasgado e de espasmódico, entre delirante e coerente; é pois palavra própria a insinuar[1] o sublime do sentimento, que não o da ideia. Ora em Milton a ideia é, quando não sublime, geralmente solene, vasta e {…}. O sentimento – isento dos rasgos e ímpetos que constituem o sublime nesse género – é solene também, é grave e placidamente grande. Não tem vôos como a ideia, mas tem, como ela o característico que ela em seus vôos não abandona – essa solenidade e vastidão. Achamos nós que a isto cabe melhor a palavra majestoso que a palavra sublime. No termo majestade englobamos pois a essência |indiscriminada|[2] do génio de Milton.
[85v]
Um dos elementos do extremo patético falta a Shakespeare. O sublime é a alma do seu sangue, e o sublime, por sublime ser, afasta-se um tanto do humano. Um relâmpago que num momento de horror nos revela cenas dolorosas, comoventes fá-las confranger, apavorar-nos. É precisa a luz de sol – destituída da |subitidade|[3] do relâmpago para no-las mostrar não confrangentes e apavoradoras, mas apenas comoventes, mas simplesmente dolorosas. O relâmpago alia a sua natureza àquela das coisas que mostra: o sol também. Assim o génio cuja natureza é o puro sublime transfigura tudo em sublime; o génio cuja natureza é o suave, o belo antes que o sublime, apresenta tudo {…}. As coisas tristes são mais tristes quando o seu elemento suave se {…}. As mesmas coisas tristes podem ser elevadas a sublimes mas o que ganham no elemento aflitivo (que |é| o elemento sublime) da tristeza, perdem|-no| no elemento suave (que é o seu elemento belo).
[1] insinuar /sugerir\
[2] |indiscriminada| /inanalisada\
[3] |subitidade| /sublimidade\