Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14C – 91
Imagem
Victor Hugo
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
Victor Hugo
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 14C – 91]

 

Victor Hugo

 

 

No analysis of Victor Hugo has as yet been made that can re-create his mind with understandableness.

 

He is perhaps the most balanced of the romantics. His balance is extraordinary when his interiority in all warmness is taken into account and stupendous when his uncritical mind is considered. This all is objectivity of mind. Balance of mind consists essentially in the degree of attention a mind can give to exterior things: the essence of insanity is {…}

 

The essential objectivity of Victor Hugo’s mind carries with itself a full balance for that mind.

 

If we cannot but classify him as a lyrical poet; if the essence of lyrical  poetry is subjectivity and he is not subjective, the only conclusion we can draw for this is that his manner of subjectivity is not subjective, that his constitution of mind must be such that its manner of being always in itself is to be always away from itself. Only one hypothesis can fit these facts: that his mind is constitutionally objective; that is to say, that objectivity is his essential characteristic. For, this being so, if he be essentially objective, the more subjective he is, that is, the more himself he is, the more objective, that is, the less himself he will be. The realized constitution {…}

 

[91v]

 

III.

 

This being so, {…}

If we say merely that his mind is an objective one, we imply that he is anything but a lyrical poet, but as he is nothing but a lyrical poet, we must modify the {…} to this: that his is an objective mind which is essentially subjective.

 

The instinctive knowledge that he must be considered as a lyrical poet, the equally instinctive sense that lyrical poets are subjective is the origin of the fact that so many people consider A Villequier his best poem, for in that he undubitably speaks his feelings and from his soul. But A Villequier cannot ever be held to be comparable to Ce que dit la bouche d’ombre, to Magnitudo Parvi, to Les Mages even. The reader knows only, even in accordance with considering Hugo a lyrist, this cannot be so. The more subjective poem is really less subjective than objective ones.

 

 

[BNP/E3, 14C - 91]

 

Victor Hugo

 

Nenhuma análise de Victor Hugo ainda foi feita que possa recriar a sua mente de modo compreensível. 

 

Ele é talvez o mais equilibrado dos românticos. O seu equilíbrio é extraordinário quando a sua interioridade em todo o seu calor é levada em consideração e estupendo quando a sua mente acrítica é considerada. Tudo isso é objectividade da mente. O equilíbrio da mente consiste essencialmente no grau de atenção que uma mente pode dar às coisas exteriores: a essência da insanidade é {…}

 

A objectividade essencial da mente de Victor Hugo traz em si um equilíbrio total para essa mente.

 

Se não podemos deixar de classificá-lo como um poeta lírico; se a essência da poesia lírica é a subjectividade e ele não é subjectivo, a única conclusão que podemos tirar disso é que a sua forma de subjectividade não é subjectiva, que a sua constituição de mente deve ser tal que a sua maneira de estar sempre em si mesmo é estar sempre longe de si mesmo. Apenas uma hipótese se pode ajustar a esses factos: que a sua mente é constitutivamente objectiva; isto é, que a objectividade é a sua característica essencial. Pois, assim sendo, se ele for essencialmente objectivo, quanto mais subjectivo ele for, isto é, quanto mais ele mesmo ele for, mais objectivo, isto é, menos ele mesmo será. A constituição realizada {…}

 

[91v]

 

III.

 

Sendo assim, {…}

Se dissermos apenas que a sua mente é objectiva, temos implícito que ele é tudo menos um poeta lírico, mas como ele não é nada além de um poeta lírico, devemos modificar o {…} para isto: que a sua mente é uma mente objectiva que é essencialmente subjectiva. 

 

O conhecimento instintivo de que ele deve ser considerado um poeta lírico, o sentido igualmente instintivo de que os poetas líricos são subjectivos é a origem do facto de que tantas pessoas consideram A Villequier o seu melhor poema, pois nele indubitavelmente fala de seus sentimentos e a partir da sua alma. Mas A Villequier nunca pode ser considerado comparável a Ce que dit la bouche d'ombre, a Magnitudo Parvi, mesmo a Les Mages. O leitor só sabe, mesmo considerando Hugo lirista, que não pode ser assim. O poema mais subjectivo é realmente menos subjectivo do que os objectivos.

 

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3245

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Inglês

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Proprietário
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Pauly Ellen Bothe, Apreciações literárias de Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013, pp. 143-144.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas