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Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14D – 23
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Three Pessimists.
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Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
Three Pessimists.
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 14D – 23]

 

Three Pessimists.

 

The three are victims of the romantic illusion, and they are especially victims because none of them had the romantic temperament. All three were destined to be classicists, and, in their manner of writing, Leopardi always was, Vigny almost always, Quental only so in the perfect cast of his sonnets. The sonnet is non-classical, however, though, owing to its epigrammatic basis, it should be so.

 

All three were thinkers, Quental most of all, for he had real metaphysical ability, Leopardi afterwards, Vigny last, but still far ahead in that respect of the other French romantics, with whom, naturally, he should be compared in that respect.

 

The romantic illusion consists in taking literally the Greek philosopher’s phrase that man is the measure of all things, or sentimentally the basic affirmation of the critical philosophy, that all the world is a concept of ours. These affirmations, harmless to the mind in themselves, are particularly dangerous, and often absurd, when they become dispositions of temperament and not merely concepts of the mind.

 

The romantic refers everything to himself and is incapable of thinking objectively. What happens to him happens to the universality of things. If he is sad, the world, not only seems but is, wrong.

 

Suppose a romantic falls in love with a girl of a higher social station, and that this difference in class prevents their marriage, or, perhaps, even love on her side, for social conventions go deep into the soul, as reformers often ignore. The romantic will say, “I cannot have the girl I love because of social conventions; therefore social conventions are bad”. The realist, or classicist, would have said, “Fate has been unkind to me in making me fall in love with a girl I cannot have”, or “I have been imprudent in cultivating an impossible love”. His love would not be less; his reason would be more. It would never occur to a realist to attack social conventions on the score that they produce such results for him, or individual troubles of any kind. He knows that laws are good or bad generally, that no law can fit every particular case come under it, that the best law will produce terrible injustices in particular cases. But he does not conclude that there should be no law; he concludes only that the people involved in those particular cases have been unlucky.

 

 

[BNP / E3, 14D - 23]

 

Três pessimistas. 

 

Os três são vítimas da ilusão romântica, e são especialmente vítimas porque nenhum deles tinha temperamento romântico. Todos os três estavam destinados a ser classicistas e, na sua maneira de escrever, Leopardi sempre foi, Vigny quase sempre, Quental apenas no elenco perfeito dos seus sonetos. O soneto não é clássico, embora, devido à sua base epigramática, devesse sê-lo.

 

Todos os três foram pensadores, Quental acima de tudo, pois ele tinha uma real habilidade metafísica, Leopardi em seguida, Vigny por último, mas ainda muito à frente nesse aspecto dos outros românticos franceses, com os quais, naturalmente, ele deve ser comparado a esse respeito.

 

A ilusão romântica consiste em tomar literalmente a frase do filósofo grego de que o homem é a medida de todas as coisas, ou sentimentalmente a afirmação básica da filosofia crítica, de que todo o mundo é um conceito nosso. Estas afirmações, em si mesmas inofensivas para a mente, são particularmente perigosas, e frequentemente absurdas, quando se tornam disposições de temperamento e não meros conceitos da mente. 

 

O romântico refere tudo a si mesmo e é incapaz de pensar objectivamente. O que acontece a ele acontece com a universalidade das coisas. Se ele está triste, o mundo não apenas parece, mas também está errado. 

 

Suponha-se que um romântico se apaixone por uma jovem mulher de posição social superior e que essa diferença de classe impeça o casamento deles, ou, talvez, até mesmo o amor do lado dela, pois as convenções sociais entram profundamente na alma, o que os reformadores costumam ignorar. O romântico dirá: “Não posso ter a jovem mulher que amo por causa das convenções sociais; portanto, as convenções sociais são más”. O realista, ou o classicista, teria dito: “O destino foi cruel comigo ao fazer-me apaixonar por uma jovem mulher que não posso ter”, ou “fui imprudente ao cultivar um amor impossível”. O seu amor não seria menor; a sua razão seria maior. Nunca ocorreria a um realista atacar as convenções sociais alegando que elas produzem tais resultados sobre ele, ou problemas individuais de qualquer tipo. Ele sabe que as leis são boas ou más em geral, que nenhuma lei se pode adequar a cada caso particular, que a melhor lei produzirá terríveis injustiças em casos específicos. Mas ele não conclui que não deveria haver lei; ele conclui apenas que as pessoas envolvidas nesses casos particulares não tiveram sorte.

 

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3272

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
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Idioma
Inglês

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Proprietário
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Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Barão de Teive, A educação do estóico, Lisboa, Assírio & Alvim, 1999, pp. 65-66.
Exposições
Itens relacionados
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