Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14E – 24-25
Imagem
Tennyson.
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
Tennyson.
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 14E – 24-25]

 

Tennyson.

 

Vê o mal na natureza, a ausência de finalidade {…}, mas tem idealismo de mais para ou ficar doloridamente impensando perante esse problema, ou para o resolver pelo materialismo; tem também metafísica de menos quer para lutar com ele, tentando arrancar ao ser o[1] seu segredo, quer para {…}

 

Não, Tennyson sente-se perturbado, perplexo perante a natureza e o seu mal, e, dum golpe, sem sequer a pretensão a raciocinar, foge

 

[24v]

 

desabridamente dela saltando para o ideal.

 

-- bid to veil --

 

Assim esta intuição idealista envolve uma abdicação intelectual, ao contrário das grandes intuições idealistas, como as de Antero, onde é a inteligência que atira com a alma para longe da matéria, e não a crença, a fé.[2] Que o idealismo de Tennyson é uma fé, uma crença. É um espírito religioso, não é um espírito filosófico. O que tem de metafísico e filosófico é um composto de inteligência e misticismo, tanto

 

[25r]

 

que a sua mais flagrante poesia metafísica – “The Higher Pantheism” – é apenas a aplicação a uma intuição mística do maravilhoso poder de expressão que o caracteriza|va| como poeta.

É o entusiasmo intelectual possuído pelos protestantes altamente religiosos e inteligentes, encontrando aqui um poder de expressão que poucos poetas igualaram nem igualarão.

_______

Tennyson é um colossal artista com um equilíbrio exemplar e uma superioridade manifesta das outras faculdades psíquicas. Não é nelas porém que o seu génio está. É na arte puramente.

 

[25v]

 

O maior artista dos tempos modernos. Compara-se Victor Hugo; ver-se-á a diferença que há entre um grande retórico e um grande artista. Tennyson não tem nada de grandíloquo.

 

 

[1] o /esse\

[2] a crença, a fé. /a alma que se atira a si, cegamente.\

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3806

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Entidade detentora
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Pauly Ellen Bothe, Apreciações literárias de Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013, pp. 274-275.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas