Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14-3 – 11-12
Imagem
La nouvelle littérature portugaise
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
La nouvelle littérature portugaise
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 143 – 11-12]

 

La nouvelle littérature portugaise

 

Les premières années de la République Portugaise ont vu une renaissance littéraire assez remarquable. On ne saurait peut-être dire que cette renaissance à trait {…}

 

  1. First years of the Republic have seen a literary revival; partly the new lease of life, partly the natural reaction against the excessive absorption of politics common to all these periods of post-revolutionary life.
  2. Properly speaking, of the 2 currents now dominating in Portuguese literature, only one arose in the republican period and that sensationist have risen rather in reaction against the new environment than within it; |*no doubt| its authors are accordingly all right, but though their attitude is universally aristocratic. The other current, the saudosismo – was already internally existent and simply came to a head with the now lease of life felt by many |*camaradas sociais|[1] when the Republic came in.

 

[11v]

 

  1. Le saudosismo se donne comme une renaissance. L’association publique propagé s’appelle La Renaissance Portugaise. Mais ce n’est pas une renaissance au sens propre et direct du mot. Les poètes du saudosismo, en s’appuyant sur la mémoire de la grandeur passée de Portugal, veulent recréer en eux verses l’attitude littéraire de ce temps-là, mais l’esprit concret de ce temps.

La base philosophique de cette poésie est entièrement nouvelle. C’est un panthéisme transcendantal dont l’allure est, en effet, entièrement nouvelle[2].

Ils sont profonds mais étroits. Ils ont un dédain pour {…} cosmopolitisme. Or, d’est dommage (pour eaux), que le cosmopolitisme doit une forme désormais fixée dans les sociétés contemporaines, par le caractère, que l’on sait, des phénomènes économiques qui en font la base. On peut être nationaliste, mais il faut être en même temps cosmopolite. C’est l’attitude qu’ont pris les autres poètes portugais, l’école sensationniste de Lisbonne.

 

[12r]

 

  1. Ce serait très difficile de définir le mouvement sensationniste portugais, un des mouvements les plus originaux (quoique on peut déjà valuer) dans la littérature contemporaine.

Ils sont franchement cosmopolites; mais, parce-qu’ils sont originaux et parce-que l’originalité est forcément nationale.

_______

République Portugaise

Ils écrivent hâtivement, †. Il y en a, au Teixeira de Pascoaes, qui écrit un poème épique dans l’espace d’une année.

 

 

[BNP/E3, 143 – 11-12]

 

A Nova Literatura Portuguesa

 

Os primeiros anos da República Portuguesa assistiram a um renascimento literário notável. Talvez não pudéssemos dizer que este renascimento trouxe {…}

  

  1. Os primeiros anos da República assistiram a um renascimento literário; em parte o novo sopro de vida, em parte a reacção natural contra a absorção excessiva da política comum a todos esses períodos da vida pós-revolucionária.
  2. A bem dizer, das 2 correntes agora dominantes na literatura portuguesa, apenas uma surgiu no período republicano e os sensacionistas surgiram mais em reacção ao novo ambiente do que dentro dele; |*sem dúvida| os seus autores estão, portanto, todos bem, embora a sua atitude seja universalmente aristocrática. A outra corrente, o saudosismo - já existia internamente e simplesmente veio à tona com o sopro de vida sentido por muitos |*camaradas sociais| quando chegou a República.

 

[11v]

 

  1. O saudosismo ocorre como uma renascença. A associação pública propagada chama-se A Renascença Portuguesa. Mas este não é uma renascença no sentido próprio e directo da palavra. Os poetas do saudosismo, apoiando-se na memória da grandeza do passado de Portugal, querem recriar em si a atitude literária dessa época, mas o espírito concreto deste tempo.

A base filosófica desta poesia é inteiramente nova. É um panteísmo transcendental cuja aparência é, de facto, inteiramente nova.

Eles são profundos, mas estreitos. Eles têm desprezo pelo {…} cosmopolitismo. Porém, é uma pena (para eles) que o cosmopolitismo deva uma forma agora fixada nas sociedades contemporâneas, pelo carácter, como sabemos, dos fenómenos económicos que o fundamentam. Pode-se ser nacionalista, mas é preciso ser, ao mesmo tempo, cosmopolita. É a atitude que adoptaram os outros poetas portugueses, da escola sensacionista de Lisboa.

 

[12r]

 

  1. Seria muito difícil definir o movimento sensacionista português, um dos movimentos mais originais (pelo que podemos já avaliar) na literatura contemporânea.

Eles são francamente cosmopolitas; mas, porque são originais e porque a originalidade é necessariamente nacional.

_______

República Portuguesa

Eles escreviam às pressas, †. Existe um, Teixeira de Pascoaes, que escreveu um poema épico no espaço de um ano.

 

 

[1] |*camaradas sociais| /|*comrades socials|\

[2] nouvelle/aux\

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4395

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Francês

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Entidade detentora
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas