logotipo Modernismo

  Arquivo Virtual da Geração de Orpheu

 

 

Notícias

Título
"Sobre Cinema": novo volume da colecção "Almada Breve"
Imagem
Texto
Chegou às bancas o quinto volume da colecção "Almada Breve", editada pela Assírio & Alvim: "Sobre Cinema", que vem colocar-se lado a lado com "Ficções Escolhidas"; "Manifestos"; "Poemas Escolhidos" e "Teatro Escolhido".
Lê-se na contracapa do novo livro, cuja edição esteve a cargo de Mariana Pinto dos Santos e Luis Manuel Gaspar: "O cinema, a arte por excelência da modernidade, marcou profundamente artistas do século xx como José de Almada Negreiros. Reúnem-se neste volume textos, desenhos, entrevistas, correspondência, projectos, que revelam a presença assídua do cinema na sua vida e obra, não só como espectador, mas também enquanto criador, mostrando uma sua faceta até agora pouco estudada".

A colecção "Almada Breve" reúne uma série de antologias da obra literária de José de Almada Negreiros. Organizada por géneros, apresenta em sequência cronológica textos decisivos do autor, anotados, com uma introdução que os contextualiza, e incluindo os desenhos ou arte gráfica das publicações originais, elementos imprescindíveis para a leitura dos escritos de que fazem parte.