Caderno que com múltiplos temas e conteúdos geométricos diferentes, aparentemente desorganizado, mas que tem alguns elementos que procuram unificar os vários temas.
Os temas incluem:
- estudos geométricos da grelha Marcahuasi
- estudos geométricos da obra Ecce Homo
- média e extrema razão
- a sigla
- igualdades semelhantes às propostas no painel Começar
- "Memória descritiva de dois painéis a fresco" para o edifício das matemáticas em Coimbra
- "Convocação da Comissão para homenagem ao arquitecto Carlos Ramos a 30 de Janeiro no Hotel Tivoli", seguida de lista de nomes
- Bauhutte
- um texto em duas páginas, que liga os painéis de São Vicente e a ideia de Almada da sua colocação na Batalha, à figura superflua exerrore (Leonardo da Vinci), referindo-se ainda a D. João I e D. Filipa de Lencastre, sob o título "SINAL relâmpago do movimento perpetuo em números inteiros"
- o pentagrama irregular identificável no espelho chinês que Almada tinha em casa, com a referência "china epoca (?) incrustado em espelho sec XVII". Para mais ver:
https://gulbenkian.pt/almada-comecar/
Assinado “almada”
A imagem, de onde se tira o título inscrito, corresponde às páginas 14 e 15 do caderno.
O desenho da grelha 4x4 Marcahuasi é retirado de: A ciência misteriosa dos antigos, Cadernos de cultura geral (CENTENO, FARIA 1963). Esta edição inclui a referência a uma inscrição em pedra, existente num planalto do Peru, o planalto de Marcahuasi, mencionada por Daniel Ruzo (RUZO 1954). Para mais ver:
https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/7138