[BNP/E3, 145 – 32-35]
Leis do Ritmo:
Nota: O pé rítmico pentassilábico ou pentaritmo[2] funda-se nisto:
Ou dar esta como lei anterior a 1. a) nenhuma sílaba acentuada pode levar consigo mais que duas inacentuadas, de cada lado, antes e depois; b) a maior extensão que o pé rítmico pode ter é pois a de levar duas sílabas ante e outras duas post: “Cŏmĕçándŏ-še todos a sorrir”
[32v]
Dar-se-á o caso de uma sílaba acentuada ter este poder
˘˘˘´˘˘
_______
três ante, duas post ?
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˘˘˘´ parece possível.
[33r]
Versos sáficos:
Dăs ĭlŭsȭés, | dăs ĭlŭsóriăs | crén(ças) 4+5+1
4 5 1
Dăs ĭlŭsȭés, | dăs ĭlŭsȭés | pĕrdí(das) 4+4+2
4 4 2
Vaĭ ălta˘a lúă|, nă mănsấo | dă mór(te) 5+3+2
5 3 2
Dos outros decassílabos, não há tendo 1 ou 2 sílabas no último pé rítmico
Há com 3: Cŏmĕçándŏ-sĕ | tódŏs | ă sŏrrír 5+2+3.
Há com 4: Ĕ mĕlhór | dĕ dĕscér | quĕ dĕ sŭbír 3+3+4.
É evidente que com 5 não há, pois a 1ª dessas 5 seria a 6ª, o que é impossível, por ser esta a outra “acentuada” e formar, portanto, um pé seu; nem com 1 ou 2 pois para isto ser é preciso que seja acentuada uma sílaba próxima (para que a 10ª não mostre no seu pé as anteriores) – e essa sílaba é a 8ª o que faz o verso sáfico.
[33v]
Mas o seguinte verso[4]
Ălmăs dŏléntĕs | quăndŏ ĕxisténtĕs ?
Não temos aqui um verso formado de dois pentaritmos (pés de 5 sílabas) que não são (˘˘´˘˘)? Uma coisa é evidente: é que este verso tem só esta pausa; nenhuma outra é possível. A resposta é simples; não há infracção da regra. (Todos estes versos têm aquela pausa.) É que este verso[5] não é |unimetro|. É na realidade dois versos, biométrico.
Ălmăs dŏlén(tes)
Quăndŏ ĕxistén(tes)
tanto que para o ler e para dar lemos de acordo o seu ritmo, a pausa tem de ser quase da forma do verso.
Visto isto a sílaba última é apenas extramérica, não perto ao metro, e o único pé passa a ser, não de 5, mas de 4 sílabas: (˘˘˘´) conhecido de nós já e perfeitamente possível como são estes ˘˘˘ possíveis.
_______
Todo o verso de menos de 6[6] sílabas é unimétrico[7], isto é tem só um pé rítmico (estudar quantidade - ?).
[34r]
O ritmo pode ter: –
1 sílaba longa antes separada por uma breve
ou 1 longa no pé e 2 breves antes tendo a longa secundária um acento secundário. Longa, quer dizer, acentuada.
Aqui não importa longas
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Leve | é o tema | porém não leve | é a glória |, sendo gratos || a pedido | maus, || nem sendo | a pedidos | Apollo
´ · · · ´ · · ´ · · · ´ · · ´ ·
Tityre|, tu patulae | recubans | sub tegmine | fagi
Formosam | resonare | doces | Amaryllida | silvas.
´··|·´··|´··|·´··|´·
_______
I. Aeneid
´·||·´·|´·||·´·|´·|·´· Note, the intermediary syllable is long
´··|·´·|´·|··´·|·´·
[34v]
IV. Georgics
140
´·|··´|··´··|´··|´·
[35r]
Cf. decididamente (para mostrar por exemplo “tèm olhár”)
Há sílabas mudas e breves
mudo é só o 2º é breve
breves as outras sílabas breves
Um ritmo pode consistir de uma sílaba acentuada e quatro mudas de cada lado a 2 breves, ou 1 breve e duas mudas.
E.g.
dĕsĕspĕrăção (hipotético)
tira-se-te-lhe (__________)
ăcăbár (mas tira-se-te-lhe seria impossível.
Lúcĭdă
Tíră-sĕ-lhĕ
_______
✓– Ora 1 1/2 longas, 3 breves, 4 mudas. (i.e. 1 1+1 breves 1 1+2 mudas)
talvez 1 breve + 2 mudas sendo a breve próxima 1 breve + 1 muda, não o sendo
dĕs|ĕspĕ|răção cŏnfŭsấo rĕsῡmir
✓✓ – Ora 1 longa, 2 breves, 4 mudas.
(ou 1 breve + 2 mudas)
podem ser inteiramente desacentuadas
é flagrante o exemplo quando a sílaba longa é consecutiva, e.g. fútil, não pode haver outra longa, nem breve, ou muda depois pelo menos sem acentuar o -til.
[35v]
O ritmo monotónico
Quĕ dĕ săír
bitónicos:
quĕ dĕ sàír
´´´
Os ritmos bisilábicos só podem ser monotónicos
Os ritmos trisilábicos só podem ser monotónicos e bitónicos.
Os ritmos tetrasilábicos só podem ser monotónicos e bitónicos.
Os ritmos pentasilábicos só podem ser monotónicos, bitónicos e tritónicos. ? (`··`´)
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Versos monorítmicos podem-se escrever com até 5 sílabas; mas não posso não ter ritmo mais que pentasilábico.
São pouco agradáveis os ritmos monotónicos de mais de 3 sílabas.
[1] tem /pode ter\
[2] pentarítmo/ico\
[3] polimétrico/rítmico(?)\
[4] verso /metro\
[5] este verso /metro\ /(estes versos)\
[6] 6 /4 (porque só o pé de 4 é que pode ser acentuado na última)\
[7] unimétrico /unirítmico\