Exposição temporária na Sala do Tecto Pintado do Museu Nacional de Arte Antiga

Patente de 15 de Outubro de 2020 a 5 de Setembro de 2021

Curadoria de Simão Palmeirim

 

Ao longo de décadas, Almada Negreiros elaborou uma proposta de agregação de múltiplas pinturas do Museu Nacional de Arte Antiga, imaginando-as num retábulo único. Baseando-se em pressupostos geométricos, definiu o posicionamento das obras e afirmou que o seu destino original seria uma parede específica do Mosteiro da Batalha. Esta sua investigação resultou numa produção artística ímpar, que alia pintura antiga e geometria, esbatendo fronteiras entre estudo de arte e criação de arte.

Recentemente, algumas das suas obras foram alvo de um estudo aprofundado por parte investigadores das áreas da matemática e das ciências da arte, para  identificar os traçados geométricos em causa. Isto permitiu que a obra Estudo em fio dos painéis de S. Vicente tivesse sido integralmente estudada e restaurada e apresentada ao público pela primeira vez.

Na Sala do Tecto Pintado, que acolheu esta exposição, era visível também Os quinze painéis na Capela do Fundador (1960), obra nunca antes apresentada na sua forma completa, bem como dois desenhos, também inéditos, que dão ideia de como a partir de uma pintura do Museu - Ecce Homo - Almada desenvolveu o seu caminho para a abstracção.

 

Sequência visual presente na sala de exposição