Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso
Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-158
ANSA-C-158
Negreiros, José de Almada
Identificação
a sigla na obra prima da pintura primitiva portuguesa

Caderno com vários estudos para capa e folhas de rosto a propósito do tema que lhe dá título, mas também do provérbio "pintar o sete" (associado a "Setenário ou Atena, virgem e sem mãe" Hierócles) e múltiplos estudos geométricos (numerados) a propósito da "Porta da Harmonia". Tem 9 folhas arrancadas das argolas, das quais algumas parecem ser de outro caderno (com materiais riscadores diferentes e com outro tema: ângulo de ouro). Contém ainda mais quatro hors-texte:

- um envelope em que se repete o termo "Disco", associado a diferentes frases e assinado duas vezes "ALMADA".

- um convite do SNI de 1955, com um índice temático da Relação 9/10 inscrito no verso.

- duas folhas quadriculadas de dimensões diferentes, uma com um rascunho geométrico e outra com uma lista de autores e obras:

Adão e Eva, Prometeu, Homero (Ulisses e Neptuno)

Sto Agostinho (cidade de Deus), S. Jerónimo (Durer), S. Tomaz (Suma), Sto António (livro e lírio), Pedro Hispano

Dante, D. Diniz, Gil Vicente (Todo o Mundo e ninguém), Fernão Mendes Pinto, D. Quixote (só)

Leonardo da Vinci, Descartes

Shakespeare (Hamlet), Goethe (Fausto), Dostoievsky, Garret e Herculano, Antero, Eço e O. Martins, Fernando Pessoa e os 4 heterónimos

 

Assinado "almada"

Inclui símbolo das edições Nónio associado a "apartado 144 Lisboa"

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5366
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Caderno de argolas com folhas quadriculadas, inscritas com materiais riscadores vários.
Ver descrição geral para mais.
22 x 17,5 cm
Dados de produção
c. 1955
Inscrita no convite hors-texte.
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
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Documentação Associada