Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14-2 – 12
Imagem
Inquérito literário.
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
Inquérito literário.
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 142 – 12]

 

Inquérito literário.

 

Mas faltavam, e faltam à “Renascença Portuguesa”, ou, melhor dizendo, ao saudosismo, os característicos distintivos duma corrente literária máxima. Propriamente falando, o saudosismo é um regionalismo em ponto grande; não é um nacionalismo propriamente tal. É talvez mais um provincialismo do que outra coisa qualquer. Distancia-se absolutamente de todas as correntes portuguesas que o têm precedido em toda a história literária de Portugal, mas peca por tacanhez e estreiteza dentro do seu próprio âmbito de sistema literário.

Toda a grande corrente literária compõe-se de três elementos, cada um dos quais é indispensável para que ela possa ser deveras definida por tal: (1) a originalidade, isto é, a nacionalidade fatalmente, visto que uma corrente original que aparece em determinado povo forçosamente há-de ser original por via de ser nacional, toda outra hipótese caindo em inexplicável; (2) a síntese, isto é, reunir todas as correntes literárias que a precederam em outras nações; (3) a construção, isto é, a elaboração desses dois elementos em todos fortemente unificados e construídos, de modo a produzir obras duradouras e definitivas.

Dizemos nós do Romantismo, que ele é apenas o início de uma grande época, porque ele, conquanto satisfizesse às duas primeiras condições desta análise, falhou à última, isto é, não produziu obras tipicamente bem-construídas, antes, pelo contrário, mais se caracterizou pela, às vezes quase mórbida, e frequentemente lastimável, ausência de construção e organização dos seus elementos componentes.

Porque – vejamos bem – uma corrente literária envolve três elementos: (1) as ideias-base, a metafísica basilar, a essencial opinião sobre o universo que ela é fundamentalmente; (2) a interpretação que é um estado social, da sociedade a que os seus fautores pertencem; (3) {…}

 

Ao contrário do saudosismo, a Escola de Lisboa pretende incluir dentro de si todas as escolas e correntes passadas e, por sua virtualidade própria, transcendê-las. Ela pretende, em especial incluir (1) os elementos metafísicos do saudosismo, isto é, a estética panteísta do avizinhamento das Coisas da nossa interpretação delas; (2) os elementos metafísicos (e estéticos) do decadentismo e simbolismo {…}

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4268

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Entidade detentora
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Fernando Pessoa, Sensacionismo e Outros Ismos, Edição de Jerónimo Pizarro, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2009, p. 120.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas