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Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14-4 – 77-78
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[Sobre os pré-rafaelitas]
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Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre os pré-rafaelitas]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 144 – 77-78]

 

A degenerescência nos pré-Rafaelitas do sentido artístico toma a forma peculiar de deixar as formas tomar no seu espírito o lugar da ideia. Escrevem uns versos, cuja música suave se insinua ao ruído; a leitura desses versos dá a ideia de tristeza porque o ritmo é triste. Procura-se a ideia e não se acha; são palavras, bocados de ideias, incoerências várias ligadas e desligadas, mas como o ritmo em que são lançadas insinua uma tristeza – aos espíritos doentes dos pré-Rafaelitas facilmente se afigura que acabam de escrever ou de ler um poema triste, uns versos patéticos, quando o que acaba de lhes acontecer é ouvir uma música (obtida por palavras em lugar de notas) cujo ritmo insinua uma tristeza sem ideias, uma melancolia {…}. É uma confusão degenerativa entre as funções respectivas da poesia e da música como formas de arte. Deixo aos psicólogos alienistas a explicação do fenómeno. Que é um caso de degenerescência mental é coisa evidente e inegável.

_______

A única forma em que a inspiração pré-Rafaelita {…} é o soneto. A razão é simples. É forçado a condensar-se, a concentrar-se, portanto a não delirar.

 

[78r]

 

Os Pré-Rafaelistas vieram em parte[1] ao que parece, realizar em poética aquela receita para a construção de uma peça que justamente tornou notável um hipotético sargento: “Pegue-se num buraco e deita-se-lhe ferro à roda”. A corrente Pré-rafaelita pegou em nada e deitaram-lhe versos à roda.[2] Não achamos outra maneira de dar expressão à vacuidade ideativa desta associação de inspirados.

_______

“The Germ” {…} mas o movimento que origina no “Germ” pegou e, pegando, mostrou o que valia. O germe era um bacilo.

 

 

[1] em parte /, alguns pelo menos,\

[2] /Alguns membros membro da\ A corrente Pre-raphaelita pegou /pegaram\ em nada e deitaram-lhe /[bordara-lhe] versos à roda /em roda\.

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4632

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
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Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Entidade detentora
Historial

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Locais
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Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Fernando Pessoa, Escritos sobre Génio e Loucura, edição de Jerónimo Pizarro, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006, p. 434.
Exposições
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