Medium
Identificação
ou
as figuras regulares
1926-1950
Conjunto coerente, com capa, folha de rosto, dedicatórias e índice que é respeitado ao longo do documento, embora com variações nas últimas páginas. Contém texto e desenhos geométricos e desenvolve-se segundo o seguinte índice:
I
Arte antecede ciencia
Antibiograma
As figuras regulares
Número Perfeito: Década e Téleon
A relação nove-dez
Toda a figura regular é relação nove-dez
O duplo quadrado
Tetractys
O rectângulo Φ na imanencia
A relação nove-dez é movimento do quadrado
A relação nove-dez no hexágono
A relação nove-dez no pentágono
A relação nove-dez no triângulo
As últimas seis páginas já não parecem coerentes com o resto:
Há quatro páginas inscritas só a grafite, com texto que refere o Modulor (que Almada terá conhecido só em 1952) e há ainda duas páginas dedicadas ao “altar de S. Vicente na Sé de Lisboa” com reconstituição retabular semelhante à que é publicada em 1950.
Contém ainda citação do “Capítulo X (...) S. João, Apocalipse”
A expressão “Toda a figura regular é relação nove-dez” vem associada ao cubo que Almada constrói com a “divisão em dez partes do lado do quadrado”
Há referência ao Modulor nas últimas páginas, mas não há uma tentativa de analisar geometricamente os seus traçados.
Assinado “J. de Almada Negreiros”
O item relacionado pode fazer parte deste conjunto originalmente, mas encontrando-se hoje algo desorganizado, é difícil estabelecer uma relação directa ou uma re-organização; em todo o caso formal e conceptualmente são muito próximos.
Referências bibliográficas: Aristóteles, Metafísica; Raimundo Lúlio, Filosofia Moral; Francisco de Holanda, Da Pintura Antigua; Luca Pacioli, Divina Proporção
Classificação
Dados Físicos
Dados de produção
Dados de conservação
Palavras chave
Aristóteles
Raimundo Lúlio
Francisco de Holanda
Vitrúvio
Luca Pacioli
Pitágoras
Ampère
Documentação Associada
ANSA-C-392