Identificação
[BNP/E3, 88 – 2]
Sensacionismo
Contém, na sua forma moderna 3 aspectos:
(1) o interseccionismo: interpenetração de sensações.
[(2) o paralelismo: Alberto Caeiro]
(2) o sensacionismo propriamente dito: Álvaro de Campos.
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Todas as sensações são boas, logo que não se tente vivê-las. Quanto mais intensas e rápidas melhor (se são intensas, serão rápidas).
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Os novos processos são:
- O interseccionismo: {…}
- O vertiginismo: {…}
- O {…}
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A sensação mais simples é a de uma atenta |visão| do exterior, dum objecto. Ora essa |visão|, longe de simples = sensação do objecto ×[1] sensações da nossa experiência passada através das quais o vemos. De maneira que, para dar bem o objecto que estamos vendo, é preciso – 1º decompor a sensação dele em (a) sensação dele propriamente dita, e (b) sensações evocadas por ele, através das quais ele é visto; – 2º recompor esse objecto de modo que os seus dois elementos permaneçam nítidos. Assim o Interseccionismo mais simples {…}
[2v]
Mais complexo, já, é o grau de actividade espiritual em que, feita espontaneamente essa divisão, a nossa atenção ora olha para os objectos, ora para as sensações que provocam. [“Pauis”]
O grau mais alto de actividade complexa de espírito é quando estamos ao mesmo tempo prestando atenção a um objecto exterior e a uma corrente de sensações ou pensamentos.
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Quando vejo uma coisa vejo nela
As coisas que me lembra…
objecto + ideias associadas
objecto + ideias associadas + outras coisas em que vagamente penso
objecto + ideias associadas + outras coisas em que vagamente penso + o estado temperamental do meu espírito
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- Meu temperamento
- Meu estado de espírito no momento (pensamentos, etc. no meu estado de espírito)
- Ideias directas evocadas pelo objecto
- O objecto.
- Fusionismo: “o vento geme.”
- Divisionismo: “o Vento sopra e faz-me estar triste.”
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Minha tristeza canta o vento
De modo que: todo fenómeno mental tem 4 dimensões.
Para o Ex.mo Sr.
Fernando Pessoa
P. S. F.
[1] × /+\