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Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14-5 – 56
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[Sobre a caricatura e o epigrama]
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Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre a caricatura e o epigrama]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 145 – 56]

 

O género artístico[1] chamado a caricatura está em plena analogia com o género literário chamado epigrama.

O epigrama é a forma ínfima da poesia de agressão, e esta tem 2 outras formas, a sátira e o poema satírico. A diferença destas 3 formas é de extensão puramente, convindo que se tenha sempre presente que a diferença da extensão implica com outras qualidades –porque uma poesia quando não é só mais que o seu puro fazer; é também mais complexa. Implica o pôr em uso de qualidades de construção e criação detalhes que {…} O epigrama envolve um estado criado simples. Como tal exige uma perfeição mais perfeita que o poema satírico e a sátira. Não se perde uma espécie de forma em 4 versos, nem uma ausência de espírito em um soneto satírico {…}

 

|Há três sentimentos intuitivos de sátira: o ódio (imaginação ou aversão), o riso e a curiosidade. O ódio e o riso não cabem no epigrama nem na caricatura propriamente dita.|

 

 

[1] artístico /pictural\

Notas de edição

Fragmento manuscrito preparatório do testemunho impresso publicado por Fernando Pessoa com o título: “As Caricaturas de Almada Negreiros”, in A Águia, 2ª série, nº 16, Porto, Abril de 1913, pp. 134-135.

Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5150

Classificação

Categoria
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Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

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Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
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