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Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14-6 – 32
Imagem
[Sobre a história policial]
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Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre a história policial]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 146 – 32]

 

I hope that the reader has understood clearly that there is a difference between imagination and intellectual originality. They seem, it is true, to have no difference at all.

 

I hope, moreover, that the reader has so far followed me as to know the difference between intellect when used as the means, in a work of imagination, and intellect when it is the heart of the work. If we may use the word plot in this sense, I may say that whereas, in a work of imagination, the plot is an invented thing, in the intellectual work, the plot is, less simply, an intellectual operation, and in a scientific work the plot is, least simply, the whole range of unoriginal information which it is purposed to publish. In the first case the plot underlies the words; in the second case, it is half contained in the words for it [is] the logic they bear; in the third case, it is almost the words themselves.

 

[32v]

 

Charles

Valdemar       Valdemar

 

3 types: -

Imaginative proper.

Imaginative-intellectual. (detective story).

Imaginative-scient[if]ic.

 

              Normal

Imaginative

              Abnormal

The novel is divisible into two parts accordingly as it treats of internal or external, a study of emotion or a tale of adventure.

 

 

[BNP/E3, 146 - 32]

 

Espero que o leitor tenha entendido claramente que existe uma diferença entre imaginação e originalidade intelectual. Parecem, é verdade, não ter diferença alguma.

 

Espero, além disso, que o leitor me tenha seguido até aqui a ponto de saber a diferença entre o intelecto quando usado como meio, numa obra de imaginação, e o intelecto quando é o coração da obra. Se podemos usar a palavra enredo neste sentido, posso dizer que, enquanto num trabalho de imaginação o enredo é uma coisa inventada, no trabalho intelectual o enredo é, menos simplesmente, uma operação intelectual, e numa obra científica, o enredo é, menos simplesmente, toda a gama de informações não originais que se propõe publicar. No primeiro caso, o enredo subjaz às palavras; no segundo caso, está meio contido nas palavras, pois é a lógica que elas carregam; no terceiro caso, é quase as próprias palavras. 

 

[32v]

 

Charles

Valdemar Valdemar 

3 tipos: -

Imaginativo propriamente dito.

Imaginativo-intelectual. (história policial).

Imaginativo-científico. 

             Normal

Imaginativo              

             Anormal

O romance é divisível em duas partes conforme trata de interior ou exterior, de um estudo de emoção ou de um conto de aventura.

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5208

Classificação

Categoria
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Inglês

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Entidade detentora
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Publicação parcial: Fernando Pessoa, Histórias de um Raciocinador, edição de Ana Maria Freitas, Lisboa, Assírio & Alvim, 2012, p. 244.
Exposições
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