Imprimir

Medium

Fundo
Mário de Sá-Carneiro
Cota
Esp.115/5_42
Imagem
Carta a Fernando Pessoa
PDF
Autor
Sá-Carneiro, Mário de

Identificação

Titulo
Carta a Fernando Pessoa
Titulos atríbuidos
Carta a Fernando Pessoa
Edição / Descrição geral

Carta enviada de Camarate, no dia 6 de Outubro de 1914. 

 

 **

Camarate – Quinta da Vitória

Outubro 1914 – Dia 6

Bem, como hoje não há jornais venho conversar um pouco com você, meu querido Fernando Pessoa. Agora tenho lido – lepidopterias. La Faustin do Ed. Goncourt. Mau, penosamente. E romantismos: Balzac, G. Sand... Pasmoso! Um interseccionista!... Mas é preciso passar tempo! É verdade: não escrevo a «Elegia» para o Céu em Fogo. Guardo-a para outro livro: porque não estou em disposições de a escrever agora – e seria grande – e grande já o livro está. Escreverei só mais um conto pequeno, para ele: «Asas» talvez – que está mesmo mais de acordo com o «ar» Europeu do livro. Decididamente é as «Asas» que vou escrever qualquer dia – e assim terminarei o volume. Ficará com 8 contos: «A Grande Sombra», «O Fixador de Instantes», «Mistério», «Eu Próprio o Outro», «A Estranha Morte do Prof. Antena», «O Homem dos Sonhos», «Asas», «Ressurreição». Será um volume de 300 páginas normais. (Quero mesmo escrever as «Asas» neste volume por causa do «Além» e «Bailado, ultrapederasta assim o volume.)

O Guisado escreveu-me um soneto «Portas Cerradas». Não lho copio porque a você o mandou decerto tam- bém. Soube outro dia algumas coisas sobre o Valério por pessoa que o conhece muito bem e à família: o pai vende sementes, são Roxos – e o Valério batia na irmã para ela lhe dar dinheiro. É ela mesmo quem quase sempre o tem sustentado e à mulher. Houve tempo em que o Valério dormia nas arcadas do Terreiro do Paço... Em todo o caso é isto mesmo que faz curiosa a sua personalidade.

Qualquer dia vou a Lisboa para cortar o cabelo. Avisá-lo-ei.

Dê saudades ao Vitoriano e ao Pacheco. Escreva.

Saudo-o em paulismo (Ramos mais ou menos interseccionados) page154image47088240

 

Adeus.

Um grande, grande abraço.

 

o seu
Mário de Sá-Carneiro

 

Notas de edição

Classificação

Categoria
Espólio Documental
Subcategoria
Correspondência

Dados Físicos

Descrição Material
Tinta preta sobre folhas quadriculadas e sobrescrito.
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
1914 Out 6
Notas à data
Inscrita.
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Fernando Pessoa
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Bom
Entidade detentora
Biblioteca Nacional de Portugal
Historial

Palavras chave

Locais
Camarate
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Sá-Carneiro, Mário de, Cartas de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa, ed. Manuela Parreira da Silva, Assírio & Alvim, Lisboa, 2001.
Exposições
Itens relacionados
Esp.115
Bloco de notas
Na transcrição das cartas: a ortografia foi actualizada e as gralhas evidentes corrigidas, mantendo, contudo, as elisões com apóstrofo e todas as singularidades da pontuação usada por Mário de Sá-Carneiro, bem como a forma original das datas, muitas vezes com o nome dos meses em letra minúscula ou abreviado. O título da revista Orpheu foi mantido na forma sempre usada por Sá-Carneiro – Orfeu. Foram mantidas, igualmente, as versões de versos e de outros trechos literários mais tarde corrigidos ou refundidos pelo poeta.