Sílvia Laureano Costa investigadora do Instituto de Estudos da Literatura e da  Tradição (IELT), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Doutora em Estudos Portugueses, especialidade Estudos de Literatura, pela mesma faculdade, com a dissertação "O Lugar do Teatro na Obra de José de Almada Negreiros", sob orientação do Professor Doutor Fernando Cabral Martins.

Coordenadora, com Sara Afonso Ferreira e Simão Palmeirim Costa, da exposição "Almada por contar" (Biblioteca Nacional de Portugal, 27 de junho a 5 de outubro de 2013) e do catálogo homónimo (Babel/ BNP, 2013).

Coorganizadora do Colóquio Internacional Almada Negreiros (Fundação Calouste Gulbenkian, 13-15 Novembro 2013). Comissária da exposição “A través de los Ojos de Almada”, Universidad de los Andes, Bogotá (5 a 30 de maio de 2014) e da exposição itinerante “Nós, os de Orpheu” (Maio 2015), organizada pela Casa Fernando Pessoa e pelo Instituto Camões para a comemoração dos 100 anos da revista Orpheu.